O CBCS apresentou como contribuição à RIO+20 o documento Plataforma Global de Avaliação do Ciclo de Vida Simplificada para Construção Sustentável.
O documento propõe a criação de um painel internacional, reunindo empresas, governos, academia e ONGs, para estabelecer uma Plataforma Global de Avaliação do Ciclo de Vida Simplificada para o setor de construção civil.
Essa proposta nasceu da visão do CBCS de que a promoção da sustentabilidade exige decisões de aquisição de produtos dos profissionais e consumidores com consideração aos múltiplos impactos ambientais e sociais ao longo do ciclo de vida dos mesmos.
Atualmente, a quantidade de informações sobre os impactos ambientais dos produtos no Brasil é limitada e a carência de informações afeta todos os níveis de decisão, da elaboração de planos em nível nacional e internacional, do coletivo e individual, passando por decisões de consumo, inclusive no âmbito do comércio internacional.
A necessidade de oferecer aos consumidores uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão, com base no desenvolvimento sustentável do setor da construção civil, e a priorização dos principais desafios da agenda socioambiental global constituem a visão que permeou a proposta.
O documento na íntegra está disponível no site do CBCS, na área de Posicionamentos. Acesse!
Desde o posicionamento, o projeto ganhou parceiros como ABCP e Bloco Brasil, sendo adotado pela indústria de blocos de concreto, além de novo nome: Avaliação do Ciclo de Vida Modular (ACV-m), que espelha a ideia de aplicação da metodologia em fases.