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ACV-m

Benefícios da iniciativa

O conceito de ACVm e a estrutura sob a qual o projeto foi idealizado permite seu uso como ferramenta de controle do processo e meio de comunicação com o mercado.

O desempenho setorial ou individual da empresa para os aspectos ambientais mais relevantes da produção oferece a oportunidade de evidenciar as boas práticas e os procedimentos ineficientes em comparação com os resultados médios das concorrentes. Desta forma, o fabricante conhece seus pontos fortes e pode atuar sobre os pontos fracos, com conhecimento do nível de eficiência que pode ser praticado em realidades de produção semelhantes à sua. Essa ação pode contribuir com a melhoria de toda a cadeia, o que valoriza o produto no mercado consumidor.

Na outra ponta da cadeia, profissionais e consumidores poderão basear a seleção dos materiais em sustentabilidade, por meio das informações disponíveis, que também são úteis para inventariar e certificar projetos e empreendimentos. Pode-se ressaltar que o mercado já demanda esse tipo de informação.

A quantificação apresenta outra vantagem aos fabricantes com relação aos consumidores: dados reais referentes aos seus produtos. Na ausência de dados nacionais são adotadas referências internacionais, que podem piorar o cenário do produto brasileiro e transmitir uma imagem negativa.

Os benefícios da ACVm são compartilhados por toda cadeia da construção e sociedade.


Benefícios ao fabricante

Com relação ao processo produtivo

  • Avaliar o potencial de impactos ambientais dos produtos;
  • Comparar o desempenho da empresa com as demais participantes;
  • Controlar o processo produtivo com intervenções fundamentadas em critérios de sustentabilidade;
  • Permitir o estabelecimento de metas internas de desempenho;
  • Melhorar o desempenho geral da empresa.

Com relação ao mercado

  • Demonstrar a eficiência do seu produto, com medidas diretas, transparentes e reconhecidas pelas entidades envolvidas.

Benefícios ao setor produtivo

  • Contribuir com o diagnóstico e implantação de estratégias para gestão do impacto ambiental em nível setorial;
  • Permitir que associações e empresas filiadas respondam a pedidos de informações do mercado usando dados gerados a partir de metodologia reconhecida.

Benefícios ao mercado

  • Selecionar produtos por múltiplos critérios, que supera a concorrência unicamente em função de valor do produto e incorpora critérios de sustentabilidade;
  • Possibilitar o estabelecimento de diretrizes de sustentabilidade em empreendimentos imobiliários;
  • Fornecer informações para viabilizar a gestão da sustentabilidade na construção.

Benefícios à sociedade

  • Promover a sustentabilidade de acordo com critérios regionais relevantes;
  • Ressaltar a importância e promover a qualidade dos produtos;
  • Adotar medidas para melhorar a eficiência dos processos e a seleção de materiais e de fabricantes que ofereçam baixo impacto ambiental;
  • Contribuir com a preservação do meio ambiente pela redução da demanda por recursos naturais e de impacto devido ao descarte dos materiais.