CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
acv@cbcs.org.br

ACV-m

ACV tradicional x ACV-m

Quantificar o impacto das atividades humanas é o primeiro passo para gerenciá-las corretamente e fundamentar decisões para melhores práticas.

Quantificar e divulgar informações sobre os aspectos ambientais das atividades humanas representa avanços para os diversos setores e para a sociedade. Nos processos produtivos permite identificar pontos críticos, com potencial para otimizar o gerenciamento pela indústria que esteja interessada em reduzi-los.

A metodologia Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é mundialmente aplicada nos setores produtivos com o objetivo de levantar os diversos aspectos relacionados ao processo. A ACV ajuda a identificar em quais fases pode haver melhora de desempenho, além de ajudar na definição dos indicadores mais relevantes e de um plano de ações efetivo, com estabelecimento de metas que podem ser medidas e monitoradas. É possível analisar desde a aquisição das matérias-primas até a disposição final dos produtos e, assim, verificar quais fases são responsáveis pelos maiores impactos e quais são passíveis de serem atenuadas. 

 A ACVm é uma versão de escopo reduzido que, contudo, apresenta uma estrutura em sincronia com a ACV tradicional. Garante o alcance do objetivo da avaliação sem perda das características da metodologia e pode, em muitas situações, ser utilizada como etapa inicial de estudo. A vantagem da simplificação é tornar a avaliação mais praticável, pois uma ACV completa requer muito tempo para sua realização e pode ocasionar em alto custo. 

 Visando auxiliar o setor da construção no processo de levantamento, sistematização e divulgação dos resultados, o CBCS propõe a simplificação do levantamento em aspectos básicos como energia, água, matérias-primas, resíduos e CO2.

A vantagem da ACVm está na menor complexidade do levantamento, centrado nos aspectos ambientais mais relevantes. Os dados necessários geralmente são sistematizados pela empresa ou podem ser facilmente obtidos, o que implica em menor tempo e custo. Pelo seu grau de simplificação, com base em manuais e orientações, o levantamento pode ser realizado por agentes da empresa.

São poucos esforços gerando muitos benefícios.